9.4.11

Praia sta ta fervi

Esses dias na cidade Praia temos uma agitação anormal. Boa agitação. Ao mesmo tempo decorre o concurso de descoberta de talentos musicais, Vis-a-Vis, enquanto que já entramos na semana do Kriol Jazz. A cidade está cheia de gente, de muitas nacionalidades. No Palácio da Cultura é um entrar e sair de gente que não acaba, para além de programação permanente: filmes, exposições, debates e cerveja gelada. Pracinha Escola Grande, Espaço K, Cometa, Cockpit. Avis...estão todos a fervilhar. Adoro a cidade assim!

12 comentários:

Cristina disse...

Quem me dera poder estar presente no Kriol Jazz, e ver a progressão cultural que há tanto anseio.....
Na impossibilidade de tal eu espero poder saber por aqui o balanço das actividades :)

Anónimo disse...

César, como te disse estou fora! Porque falaste em debates, diz-me por favor o que se debate no palacio da cultura; que tipo de debates, as tematicas, faz um elenco aqui para a malta da diaspora, saber o que é que os irmaos da terra discutem, porque tenho a sensaçao que o barco anda à deriva; a impressao que tenho é que nao ha debate nenhum ou entao se ha é peixeirada e.... cervejas!

Cesar Schofield Cardoso disse...

Não caro Anónimo. Isto não é peixarada e cervejas. É uma pena que penses assim. Não confundir a ruidagem política (que acontece em todo o mundo, só ver o que se passa em PT esses dias) com o trabalho de muita gente. Pela Praia passam todas as semanas excelentes conferências e debates; o que referi era sobre a Propriedade Intelectual, com alguns especialistas espanhóis.

Samira disse...

30 de Março
mesa-redon​da > Meio Ambiente, Sustentabi​lidade e Género

Organizado por: XU: no âmbito da seguinte exposição xu4innovation.wordpress.com

7 de Abril
Encontro sobre direitos musicais e audiovisual

Organizado pelo www.caboverdevisavis.net


8 e 9 de Abril
Encontro de Programadores e Músicos

Organizado pelo www.caboverdevisavis.net

12 de Abril
Encontro com Realizador Jordi Esteva (no âmbito da estreia do filme o Regresso das Almas, no mesmo dia)

14 e 15 de Abril
Encontros, workshops e debates em torno de: música digital, propriedade intelectual, industrias culturais, entre outros.

Organizado por: http://www.krioljazzfestival.com/workplan.php

16 de Abril

Masterclasses com Yamandu Costa e Cindy Blackman Santana

TODAS ESTAS ACTIVIDADES SÂO (ou foram) Gratuitas e abertas

Para além disso na sala de reuniões, vários projectos juvenis são incubados em encontros frequentes.

Caro Anónimo, no entanto obrigada pela sua observação apenas reforça a fraqueza que o Palácio tem da comunicação. Estamos a trabalhar nisso.

Obrigada,

Samira

Anónimo disse...

Okay, em amtéria politica nao sao peixeiradas, mas diz-nos César que é mais "ruidagem"!

O problema é que é a Politica que comanda tudo; todos os outros debates estao dependentes da linha politica, da estratégia politica de uma naçao.

O que eu queria saber era mais amplo; se ha uma agenda de debates que gira em torno de que tematicas?

Mas, bom ja percbi que em politica é so ruidos e que no âmbito cultural o Palacio faz umas coisas ambientais e de género (conceito duma esquerda dsorientada que ja nao sabde dizer feminino e masculino) e tematica cultural.

Ja é um começo! Ouço dizer que andam pelas paragens uns "especialistas espnhois" a falar de propriedade intelectual. Sao mesmo especialistas ou alguém apenas formado?

A Espanha é uma especialista nessa matéria? Duvido que esteja mais avançada do que a França, Inglaterra, Alemanha, Estados unidos.

Mas bom cada povo tem os seus especialistas.

Mas ja agora e os especialistas crioulos dessa matéria, onde estao? Onde està a massa critica crioula? Onde estao os intelectuais crioulos que animam ou participam dessas tertulias?

Cabo Verde tem de ter uma agenda propria e os seus proprios pensadores em torno de questoes que interessam a terra. UMA estartégia para o mar, com gente da geopolitica, geoeconomia, engenharias, economia, politica etc...

Uma agenda cultural mas sobretudo uma estratégia propria com verdadeiros pensadores, e nao apenas artistas a pedir subvençoes.Artsitas com produçao propria, que criem, inventam e façam viver as nossas tradiçoes culturais, os nossos mitos, as nossas letras, os nossos classicos.

Produtividade feita na terra e nao actores passivos a ouvir em silêncio um espanhol qualquer a falar, a dar aulas ex cathedra para eternos subdesenvolvidos.

Oiço dizer que ha um Kriol Jazz. Onde estao as conferências em paralelo à musica deste ou daqueles? Onde estao os pensadores para pensarem a musica de Tcheka, na sua vertente jazzistica?

Continuo, ou quedo-me por aqui?!!!

Cesar Schofield Cardoso disse...

Ilustre visitante, o teu único erro é julgar...à distância e sem ter informações. "Especialistas" CV também estão envolvidos, aliás está-se a discutir a criação de um instituto para o efeito. As conferências paralelas ao Kriol Jazz vão acontecer e são gratuitas. Vamos ter a oportunidade de ter sonantes nomes do jazz a circular pela cidade. O mundo não é perfeito. A "esquerda" não tá com nada. Atirar palavras ao ar também não. Mas tentar sim; ninguém nos vai acusar de não tentar.

Queda-te.

Anónimo disse...

Nao, nao me quedo, pois nao percebes e levas tudo a peito! Eu nao estou a "julgar" ninguem, apenas constato e até agora nao deste nenhuma resposta concreta.

Apenas dizes que especialistas estao envolvidos, mas nao dizes nomes. Eu quero saber quem sao esses especilistas. Eu quero saber os temas. O que "é que se debate, onde? Onde estao os centros de estudos, de investigaçao de deabates de ideaias e de criaçao deproduça etc e tal..

Nao estou informado? La estàs tu a falar de cor! Que eu saiba, mesmo estando no estrangeiro eu sabia que o Ludgero tinha escrito uma critica que eu ja tinha lido, e que tu qyue estàs na terra, confessaste que ainda nao tinhas lido.

Se estou a provocar-te, é porque estou bem informado sobre o que se passa na nossa terra, e porque sei que nao tens resposta nenhuma a dar-me pois nao ha nada disso que pensas ter. Nao é uma simples discussao, ou uma semana esporadica de debates e filmes no Palacio que faz uma agenda politico, cultural e estratégica.

Onde estao os pensadores que pensam cabo verde em termos estartégicos, politico, sociais, economicos e culturais?

Onde estao os think tanks para produzir ideias, conceitos normas? Onde estao os debates na tlevisao por exemplo sobre a politica estrangeira de cabo verde?

Porque é que Pedro Pires, defendeu até ao fim Gbagbo? O que "é que cabio verde, ganha em apoiar ditadores do género? O que é que cabo verde ganha sendo criado do presidente de Angola?

O que se debate em matéria de criminalidade e delinquencia juvenil? Quem sao os teoricos de estudos socio-psicologicos? Nomes? Quem sao os pensadores? Os filosofos, os sociologos que investigam estas tematicas?

O que os teoricos criolos dizem da violência da Diaspora nos Estados unidos, onde quase todos os meses se mata um jovem crioulo?

Quem està a pensar estes temas e à volta de que organismos?

Sao palavras ao ar que estou a atirar? Ou sao perguntas às quais nao consegues responder?!...

Sou dos homens mais bem informados sobre Cabo Verde. Hoje em dia a distância nao quer dizer nada. Ja te li aqui varias dizendo que nao estàs informado sobre varias coisas por exemplo artistas que deviam particpar em concursos no Senegal, que eu à distância estava a par...

Repito, estava a provocar para ver se davas nomes mas eu sei que nao podes dar nomes porque nao existem. Repito: nao é um coloquio uma vez no mês que faz uma agenda, uma estratégia, uma revista especialiszada, radios especializados com debates, jornais, televisoes, centros de estudos e pesquisa.

Quedo-me ou informas-te melhor?!!!!

Cesar Schofield Cardoso disse...

"Sou dos homens mais bem informados sobre Cabo Verde"...isso é uma obsessão. Eu não estou assim informado, portanto, segunda opção, não tenho respostas para ti.

Anónimo disse...

César, acredita-me do fundo do coraçao (eu uso esta imagem popular, mas sou profundamente racional) que estàs com um problema de entendimento filosofico das coisas; entendimento no seu sentido kantiano.

Estàs entalado, pois pensas saber que sabes, estàs convencido de que és um homem super-informado, mas volta e meias, és tu mesmo que te retratas publicamente, dizendo que nao leste tal ou tal artigo.

Tens outro problema que a esmagadora maioria dos caboverdianos têm, e que tem a ver com a nossa condiçao de ilhéu. Isto claro lido de maneira geografica, sem saber geografia, diria mesmo de maneira terreal; troco por miudos, para essa categoria de crioulos, so o ilhéu com os pés fincados na ilha pode saber o que està a passar na sua ilha, que ele, tem a tendência de tomar por todo o cabo verde.

Pois, esses caboverdianos, estao redondamente enganados, pois, primeiro nao sabem geografia, depois, nao sabem filosofia, e nao sabem moral filosofica. E, nao sabem também geoestratégia, logo pensam saber que estao numa ilha mas nao sabem situar-se em relaçao a essa ilha, em relaçao a outras ilhas do mesmo arquipélago, e finalmente em relaçao à ilha maior que é o mundo. Sim, para um ilhéu que conheça de facto esta problematica islena, o mundo é também uma ilha.

Mas para tal tem de ter uma uma solida cultura filosofica, para poder saber que estando numa ilha, sendo um ilhéu, ele pode estar de facto no fulcro do mundo, desses Arquipélago global, que ahi sim, ja pode controlar.

Isto para te dizer, que estando no estrangeiro, e tendo essa consciência e conhecimentio profundo dessas coisas, sei o que se passa nao so na tua ilha de Santiago, mas também em todas as outras ilhas, funciono na base do espaço de circulos concentricos.

O ilhéu passa a conhecer melhor a sua ilha de origem quando se exconcentra, quando sai para fora. Mesmo o ilhéu analfabeto. Mas é claro que ha diferentes graus de conheciumento. A coitada da doméstica que vive em Lisboa, passa a conhecer melhor a sua ilha, mas claro que nao tem o mesmo conhecimento com alguém que foi para a escola e tem acesso ao saber.

Conclusao: nao fiques ferido, mas porque tenho conhecimentos e dinheiro para falar para todas as ilhas, logo estou melhor informado do que tu, daquilo que se sabe em Santiago onde vives, mas também em todas as outras ilhas. Porque antes de sair ja tinha um conhecimento geografico dessas ilhas e de vivência. E porque, leio jornais e livros (os poucos que se publicam ali), oiço radios on-line e agora até a tv, e falo ao telefone com gente do povo, gente da familia e dirigentes e intlectuais, logo, tenho um conheicmento global que qualquer ilhéu que està na terra nao tem.

E' esta abstracçao das coisas que te està a faltar. Tu so sabes de coisas que se passam em SVicente, tua ilha natal, ou Sintanton, ou S Nicolau se deslocares fisicamente e pessoalmente a essas ilhas. Ainda nao consegues saber tudo o que se passa nessas ilhas porque nao sabes funcionar com a moral, com a filosofia, com a relfexao teorica dessas coisas e nao tens as ferramentas de estratégia, de geo-qualquer coisa, do saber!....

Cesar Schofield Cardoso disse...

Vais acabar por me criar um grande problema existencial: corto ou não corto os pulsos?

São divertidos os teus comentários; continua, geo-sábio.

Anónimo disse...

So divertidos?! Nao, nao tens que cortar os pulsos!

Ja te dei as respostas. Ja te dei até bibliografia. Mas como bom crioulo, e ainda por cima de Soncente, quer dizer bazofo, o que encontras para dizer é que os meus comentarios sao divertidos!!!

Anónimo disse...

E eu que tinha pensado que se esta-va- em crise!!!!!!!