12.4.11

Vida Palaciana

Foto: Kish Morais
Fui ver um documentário sobre a vida e obra de Mark Rotko, um mestre absoluto. Conhecia a obra, não conhecia a vida; conhecendo a vida, admiro 10x mais a obra. Antes estive a falar com um produtor espanhol. Depois estive a falar com outro americano. Entretanto circulava gente de todo o tipo, profissão e origem. Dos andares de cima vinha o som da malta que ensaia para o Kriol Jazz. Omar Camilo abriu a sua exposição de fotografia sobre o KJF (Kriol Jazz Festival) no 1º andar. Na esplanada está uma feira de discos. A reabertura do bar deu luz nova ao lugar.

No coração do Palácio uma equipa de pessoas extraordinárias, que nem vou listar para não cair na deselegância de deixar alguém de fora. E sabem que mais? Uma equipa que trabalha essencialmente por amor. Enfim, não é preciso grandes, auto-proclamados-inovadores e incertos programas para a vida cultural da cidade; basta capitalizar o que já está no bom caminho.

Estão de parabéns os vencedores do concurso Vis-a-Vis. Estão também de parabéns os organizadores. Impressionante também a quantidade de vezes e a velocidade com que se montam e desmontam palcos hoje em dia na Praia. Ainda me lembro da montagem de palco a ferro de soldar e a desmontar a golpes de rebarbadeira. É isso mesmo malta! Fazer tanto que a agilidade do processo torna a coisa natural. No ser humano, cultural é natural (apesar da contradição lógica de tal afirmação).

7 comentários:

Anónimo disse...

Continuamos ou nao queres adquirir essa tal consciencia das tuas coisas e do teu eu?!!

Olha so, acabas outra vez de fazer as tuas ja célebres confissoes. Neste aspecto, tu és honesto!

Sim, acabas de confessar que conhecias (tinhas a impressao!!) a obra de Rothko; era apenas uma impressao cromatica, César! Conhecias alguma pintura do artista, e pensaste logo que conhecias a obra!

Mas ja agora a que obra te referes? Imagino, que tu queiras dizer com isso a pintura; mas como ja disse atras, nao é porque se conhece alguns quadros de um pintor que ja se conhece a sua obra; e isto falando apenas de um aspecto da OBRA do pintor!

Sim, um aspecto, pois Rothko era um pintor, um técnico, mas sobre um pintor culto, intelectual, que ia buscar inspiraçao para as suas telas nos livros, nas mitologias.

Logo ha uma outra dimensao da sua Obra, para além do apenas lado de pintura; e por ultimo ha uma terceira dimensao da sua obra, que é também ensaistica, pois para além de pintar ele escrevia também ensaios sobre as suas obras.

Conclusao: quando tu falas da obra de Mark, incluiste o seu lado ensaistico, de escrita? Conheces a analise do seu conceito de "gods e demigods"? Os autores filosofos que o inspiraram?

Eu sei que nao conheces, pois se conhecesses nao terias dito que "so conhecendo agora a sua vida" é que percebeste DE VERDADE a sua obra que pensavas ja conhecer.

Como é que se pode compreender a obra de um mestre qualquer sem se conhecer a sua vida? A vida de um mestre qualquer està na sua obra. So que tens que ter conhecimentos para descobrir essa vida.

Sao esses conhecimentos que te fazem falta, César e é a razao pela qual volta e meia de espantas com isto e aquilo, ou te quedas por uma melancolia qualquer porque as coisas nao avançam.

Neste momento estàs naquele periodo de excitaçao porque ha qlauquer coisa, porque descobres que percebeste algo que pensavas ja tinhas percebido.

Has-de la chegar, se te debruçares duma vez por todas sobre os livros, sobre as teorias, sobre a filosofia da critica artistica e literaria. E' urgente, César!!!

So os génios, têm essa percepçao e apercepçao da natureza e dos seres; nosoutros, que nao somos nem "gods nem demigods" no sentido arcaico dos antropologos e de Nietzsche, (esse era génio e tinha o saber absoluto) so poderemos começar a entender as coisas se pegarmos nos livros....

... e nao é garantia de nada, pois ha alunos suficientes, bons e muito bons; e mesmo assim ha um certo enquadramento que so um professor pode imprimir à alma do estudante!!!! Estes professores sobretudo nestas matérias sensiveis e espirituais, nao existem em Cabo Verde!!!!

Cesar Schofield Cardoso disse...

Com uma cara, um nome e uma morada, ficavas a matar. Assim, orgulhosamente anónimo, posso pensar que é um robô da Wikipédia que me enche o blog, eheheheh

Anónimo disse...

Mas caramba!!!, porque é que o crioulo médio tem essa mania de querer ver caras e nomes?!

Abstracçao, meu caro! Quando tu beijas um quadro, nao poes la os teus beiços; imaginas apenas! E' ou nao?!

E'!! Sabes porquê? Porque os quadros nao se beijam! Fisicamente claro! Beija-se uma mulher, e ahi temos a sensaçao fisica dos labios, porque pusemos la os nossos!

Isto qualquer um pode, bem ou mal! Mas agora acariciar, sentir um quadro, tem de ser com o teu Eu, com a tua imaginaçao, com a tua alma! Tens que te pôr longe da pintura o teu corpo, para conseguires aproxima-la; é o teu espirito, é a tua imaginaçao que te darao esse sentimento, esta abstracçao de penetrares o quadro!

Pois bem, aqui na net, é quase a mesma coisa. Temos de penetrar os nossos interlocutores, sem que estejam la em presença, conheces aquele conceito de presença de Heidegger?! Nao, nao é o tal existencial de que falaste do outro lado; é mais profundo, mais metafisico, ontologico, mesmo!!

E' o tal da-sein, que pois linguas mesmo linguas ditas cultas nao conseguem traduzir, mas que o crioulo da minha Mandona, analfabeta mas culta, conseguiu traduzir com toda a carga psicologica, quando dizia, nô ta ptode na munde moda deus darà!

Tudo està no ptode na munde! Assim!!, viste o gesto do arco que fiz com o meu antebraço e mao? Viste ou viste?! Treina, rapaz!!Quando conseguires esta abstracçao das coisas, ver sem ver, quer dizer com o olho do espirito e da alma, entao ahi, nao estaràs a querer saber quem està do outro lado, porque isto nao interessa; o que interessa, é o discurso, o dialogo com o outro, na procura da aprendizagem.

Tmabém Moisés queria ver a face, o rosto de Deus, e o nome de Deus!

Conheces aquela passagem da Biblia e a resposta que Deus deu a Moisés?!!!

Nao, César nao quero "mata" ninguém! Tenho um horror fisico e metafisico do protagonismo, da tal bazôfia do crioulo de Soncente. Gosto da obscuridao! E' no escuro que aprendemos a caminhar.

Sim, rapaz, caramba! Experimenta levantar-te de madrugada, sem acenderes a luz da casa (até porque vocês nem luz electrica se têm!!) e de olhos fechados, caminha pelos moveis do teu T5, adivinhando onde nao daràs uma canelada porque sabes la està o pote, aqui o cadeirao do avô, ahi a maquina de lavar roupa... enfim, experimenta estes exercicios espirituais e entao começaràs a conhecer o teu eu profundo, a tua consciência, os espiritos que nos rodeiam e que nao sentimos que nos acalentam ou nos diabolizarao a vida, com essa mania de grandezas e protagonismos.

Aqui, nao ha nomes, nao moradas e nao haverà troca de opinioes se alguém pedir chaves para entrar no meu eu!!!!

Cesar Schofield Cardoso disse...

Um verdadeiro Manifesto Anónimo!

Anónimo disse...

Tas a ver que começas a ver, a entender?!!Exactamente, traduziste bem agora o pensammento letra por letra: MANIFESTO Anonimo!!!!

Parabéns!!!!

Cesar Schofield Cardoso disse...

Aleluia

Anónimo disse...

Ja reparaste César, que sempre que puxo pelo debate, enchendo isto de referências, os teus convivas fogem?!

Tens de concordar comigo, que crioulo é so bazofaria! E' so conversa de café!

E' basta a gente falar na Biblia, na critica da razao pratica, ou melhor na critica do julgamento (juizo) que tem mais a ver com a estética e com esta tua prblematica da arte, dizia basta a gente convocar Nietzsche e a sua genealogia da tragédia grega, para fugirem.

Ficam com medo, as canelinhas começam logo a tremer e fogem; ou entao disparatam que "esse aí está armado em intelectual, em isto e aquilo".

Lembras-te do teu post sobre a presidente da CNE e a democracia, e o debate que tive aqui? Foi basta eu provar por a+b, que a maltinha nao entendia nada de democracia, direito e politica, para se esconderem debaixo das saias da ama.

Pois bem, ficou provado agora com a demissao da jovem que ela nao tinha canela! Sabendo que vinha aí novas eleiçoes e porque nao estaria à altura, arranjou logo maneira de ficar com uma "gravidez de risco", para assim forjar argumentos para fugir.

E' o que eu digo esta terra foi entregue a incompetentes, imberbes, imaturos e gente inculta.