18.8.11

Art House


Tenho 3 tipos de bons filmes: os tecnicamente bons, bom guião, boa direcção, bom elenco, boa fotografia etc.; os excepcionais, que se destacam por um guião extraordinário, uma direcção inesperada, excelentes performances de actores, soberba fotografia, etc.; e há os que nos marcam definitivamente, a tal ponto que nos causam mudanças profundas, a nível de estética ou ao nível de convicções. Este impressionante Hunger, de Steve McQueen, é um deles.

Tenho 3 tipos de bons actores: os muito bons profissionais, os fantásticos e os que fazem da arte a sua religião, que passam 10 semanas a ingerir 600 calorias por dia, emagrecendo de tal maneira que parece mesmo que vão morrer (e realmente incorrem a riscos enormes de saúde), tudo para tornar o seu personagem incrivelmente credível. Michael Fassbender é um desses actores.

Tenho 3 tipo de bons realizadores: os que fazem filmes irrepreensíveis, os que tornam em ouro o que tocam e os que, mais do que fazer filmes, fazem manifestos. É o caso de Steve McQueen.

+ info: http://www.imdb.com/title/tt0986233/

1 comentário:

Gabinete da Cultura disse...

Depois de ler as tuas impressões do filme, fiquei com o seguinte pensamento:
- Tenho que ver este filme!