13.9.11

Feliz


...por estar no Mindelact. Digo sempre que, tirar uma semana para estar no Festival Internacional de Teatro, Mindelact, é das melhores escolhas que uma pessoa pode fazer em Cabo Verde. É incrível a qualidade da arte que nos é dado nesse festival. Ainda tenho nos ouvidos, os olhos, na alma, o eco do potente espectáculo de nome "Pequeno Poema Infinito" baseado em e sobre Federico Garcia Lorca, pelo grande actor José Mauro Brandt. É nesses momentos que uma pessoa sente o poder sublime da arte. E definitivamente a literatura é a mãe de todas as artes.

Para além dos momentos píncaros do festival, muito mais há; sobretudo a troca humana. O Mindelact é um festival de corpo a corpo. Até as refeições são feitas "obrigatoriamente" com todos os artistas, encenadores, produtores, etc., numa mesma mesa, desfazendo em algumas horas qualquer gelo que possa haver entre pessoas de latitudes diferentes. Mindelact é um festival de contacto, na pele. É demasiado fácil a forma como uma pessoa passa a conhecer a família toda no segundo dia. Todos são extremamente familiar. Quase que apetece ter um pé a doer só para ter o mimo de todos!

Mas o Mindelact é, como todas as coisas boas que acontecem nesta terra, um festival sempre ameaçado por isto e mais aquilo. Falta tudo e tudo é conseguido com doação de sangue e suor. Falta um verdadeiro suporte institucional e falta uma cidade inteira dar-se conta do luxo que tem, por ter tal festival.

Sem comentários: