8.11.11

Na raiz do mal

Uma das coisas mais tristes que vi em S.Tomé e Príncipe são as mulheres bêbadas. É uma coisa que me espanta verdadeiramente, primeiro porque na minha terra é mais comum que os bêbados sejam homens, segundo porque sempre me preocupou a questão da dignidade da mulher, por uma razão muito simples, ela é mãe. Ouvi uma história de arrepiar em STP, de uma mãe, com o filho bebé nas costas, caída de bêbada na estrada, quase a esmagar a criança. Foi o irmão em pessoa que me contou a história.

Associado à bebida, as famílias padecem do mais variado leque de males. É super comum a irresponsabilidade paterna, a sociedade é incrivelmente machista, mulheres não se vêem, nem se ouvem, muitas vezes as crianças estão abandonadas à sua sorte, pelas ruas, a tentar sobreviver. Em certas zonas da cidade, por causa da chuva incessante e da falta de condições sanitárias, o cenário é de miséria bruta. Do outro lado da cidade já vão aparecendo resorts turísticos, os únicos sítios decentes e aprazíveis à vista, onde a elite local, no bar, entre um whisky e outro, vai aprendendo a se distanciar cada vez mais da sua população.

É preciso denúncia à miséria no mundo, porque ela não tem nadinha a ver com os recursos materiais. Tem a ver exclusivamente com a acção humana.

Sem comentários: