1.12.11

Putas fingidas e chulos vaidosos

Imagem: Nobuyochi Araki

A frase " a prostituição é a profissão mais antiga do mundo" é uma citação universal. No Lombo, famosa zona de prostituição na cidade do Mindelo antigamente era uma área comercial igual às outras, só que a transação era o sexo! E as profissionais tinham até inspeção médica regular. Só faltou seguradoras e previdência social para que fosse um sistema laboral completo. Essa organização desapareceu mas a prostituição continua forte nas ilhas. 

Actualmente, há putas e chulos para uma incrível gama de necessidades. Vai desde a necessidade básica, do tipo marinheiro, até ao presidente de concelho de administração que precisa de uma ninfeta para completar a sua vaidade. Vai desde rapazes que realizam a fantasia da jovem europeia da virilidade africana, em troca de favores e facilidades várias, até ao rude mercador do sexo que satisfaz  as apodrecidas turistas, nos decadentes circuitos turísticos. Vai desde a moça, que tem um emprego regular, estudou, até fez a universidade, mas precisa de um suplemento para acompanhar a moda, ou do equivalente masculino que não vai poder ter o carro de sonho tão cedo e mete-se por atalhos. No masculino o fenómeno tem o agravante dos rapazes até terem um aura heroica, pela quantidade da caça.

Não tenho absolutamente nada contra a prostituição, até porque não vai acabar nunca, mas que os seus praticantes sejam declarados abertamente prostitutas e prostitutos, em vez de fingidas putas e vaidosos chulos.


Sem comentários: