30.1.12

Um ano tem doze meses

Artist: Georg Herold

De repente dei-me conta que o novo Governo já vai para um ano!

O ano todo não falei de Cultura, nem elogiei, nem critiquei, não disse nada. Se calhar seja pelo facto de uma pessoa ganhar uma certa religiosidade com o andar dos anos. É preciso aguardar com infinita paciência pela manifestação divina. Aprendi, ou foi-me ensinado pelo castigo da espera, a não reclamar dos desígnios das santidades que um dia virão nos mostrar o caminho da glória. É que do reino nada é revelado, se vai ter glória ou não, se vai ter recompensa aos fiéis ou não, se os penitentes um dia terão sombra e água fresca e se na velhice os que escolheram os caminhos das artes terão amparo ou se morrerão mendigos. Nada é dito mas se calhar nada terá que ser dito aos comuns mortais, porque esses não iriam perceber os meandros complicados do palácio.

Dei-me conta que, vangloriamos dos altos títulos mundiais, campeões da democracia e da liberdade de imprensa e no entanto não temos, desde a independência, uma política cultural que dignifique o seu nome. Não há nenhum capítulo da política cultural - da língua, passando pelo património, a investigação cultural, indo à educação artística, falando de financiamento da cultura, até chegar às carreiras artísticas e do ramo cultural - que possa enumerar ganhos substanciais. É a mesma procissão há décadas.

1 comentário:

Jorge - badiu disse...

Bali Cesar. Sou um grande admirador dos teus posts e trabalhos. Continue com força. És um dos melhores da terra. Abraços