25.4.12

Desemprego Psicológico

Se não temos o maior Primeiro-Ministro do mundo, está lá perto. Ele acerta sempre e desta vez foi em cheio. Disse que o desemprego em CV é psicológico. Para além de contribuir decisivamente para a ciência económica, a afirmação é justa, pelos seguintes:
  • Não ter emprego mexe a sério com a cabeça de um fulano. É mesmo lixado. Só quem nunca esteve uns meses parados não sabe o quanto isso é psicologicamente uma afronta.
  • Ter trabalho semana sim, semana não, como milhares de homens e mulheres por esse país fora, não contribui para a confiança e força psicológica de ninguém.
  • Estar empregado e ter medo de perder o emprego, por outras palavras se chama "precariedade de contratos" e isso mexe com as estruturas de qualquer mente.
  • Estar empregado e sofrer pressões de toda a ordem dos empregadores já levou muito gente ao desespero. Já vi colegas, mesmo ao lado de mim, a fracassarem psicologicamente. A depressão por causas profissionais é um problema de saúde pública, a que ninguém se prenuncia.
  • Estar empregado, ralar-se uma vida toda e depois ver uns miúdos do partido a ascenderem aos cimos das hierarquias, em passes de mágica, é de deixar qualquer bom profissional louco.
  • Não ter condições de facto iguais na criação do auto-emprego (pomposamente chamado de "empreendedorismo")  e na protecção jurídica dos negócios, é, do ponto visto psicológico, uma desmotivação e tanto.

Sem querer, ou se calhar querendo, o PM acertou mesmo!

1 comentário:

Joana Cunha disse...

Hum venha o diabo e escolha, JMN diz q é "psicológico" o desemprego em CV, Passos Coelho diz q "os portugueses têm de se habituar aos níveis elevados do desemprego" Queres trocar?? os "políticos" (eu já não sei mto bem o q é q eles são) já perderam a noção do ridículo.