28.8.13

Quarta-Parede

Artista: Ei Arakawa

Reality Show?? Quem deu este nome a esses programas de voyerismo audiovisual, em que metem uns desgraçados dentro de uma casa, fazendo-lhes pressão psicológica, a ver a merda que sai?

Há 50 anos Martin Luther King tinha proferido o discurso "I have a Dream". No mundo já chamado por alguns de pós-contemporâneo, em que a interacção homem-máquina é o grande buzzword, estamos ainda a assistir a episódios de um racismo que vem das estruturas das famílias brancas bem nascidas, dos filhos bem criados e médicos negros, vaiados por serem...negros e cubanos. Esta batalha ainda se trava ferozmente, quando já temos televisões interativas, web sites interativos, carros interativos, telefones inteligentes, casas inteligentes, caixas automáticas interativas e até um eletrodoméstico, que custa dez vezes o salário mínimo cabo-verdiano, que está a desafiar os chefs de cozinha, que faz tudo, do descascar, temperar, ao assar. Amy Jane, minha amiga senegalesa, encheu a boca de uma indignação contida e disse-me que Cabo Verde não respeita a CEDEAO. Minha boca permaneceu fechada da pura constatação.

Entretanto ali na esquina ultimam-se os preparativos para a 3ª guerra mundial, com consequências imprevisíveis para as nossas economias, para a segurança mundial, para o ambiente e para o próprio mundo, já que se prometeu uma força bélica jamais vista no mundo, promessa essa feita num tom de surpresa Kinder. Os senhores do mundo continuam a brincar de Lúcifer, a ver quem consegue primeiro arrebentar com isto de uma vez por todas. As baratas, segundo dizem, serão as únicas sobreviventes a um cataclismo atómico. As baratas esperam a sua vez.

Para terminar, voto na Lizy para regressar à Casa do Líder, versão crioula de reality show. Ela é autenticamente e idiossincraticamente crioula e é uma injustiça que tenha sido expulsa da Casa. Juro!

Sem comentários: