30.3.10

Civilização II

A Míriam do "Bom dia crioulo" da Rádio Nacional, disse que a tal senhora brasileira dos horóscopos disse que os nascidos sob o signo de Peixes, hoje devem ser "pessoas maravilhosas mas não abdicando-se dos seus direitos".

Tenho uma pergunta simples. A electricidade e a água são bens, como as telecomunicações são, como são os alimentos, como são a prestação de serviços de saúde ou outro qualquer, não são? Se qualquer um desses serviços não for prestado em quantidade e qualidade, estamos perante ineficácia, não estamos? A ineficácia e a ineficiência contínua significa que há, em alguma parte, incompetência, estou certo? Agora uma pergunta difícil: na cadeia complexa de decisões em relação à Electra, quem é o maior incompetente?

Ouvi dizer que foi criado o diploma que vai permitir criar o Sistema Nacional de Qualidade. Para quando isso? É mais uma daquelas palavras bonitas? No caso de ser verdade, qual será a bitola dessa Qualidade? A ISO (International Organization for Standardization)? Estavam a sério quando anunciaram isso?

Há dias estive num workshop que versava o tema da gestão por objectivos, que se aplica a empresas e governos. Sei também que está em curso, há já uns anos pra cá, ao nível do Governo, de um sistema de planeamento que se baseia em resultados. Será que isso sai algum dia?

...Desculpem muitas perguntas, mas estou seguindo as recomendações da Míriam e da senhora brasileira dos horóscopos...mas fui delicado, não fui? :)

Sem comentários: