7.7.10

A tal marca


Deixei correr tinta e bytes antes de me pronunciar sobre a marca Cabo Verde, criada por Rafael Fernandes, DiBooks para os chegados.

Não é o logo mais bonito que já vi na vida. Prefiro muito mais os logos das ilhas individuais, pelo mesmo autor, que faz parte do mesmo pacote. Mas convenhamos que o trabalho é astronomicamente superior a quase todos os logotipos, de todo o Cabo Verde, juntados. Se eu tivesse tempo, faria aqui uma colecção de logotipos pavorosos, das nossas instituições, das mais modestas às maiores. Gostando ou não, esteticamente falando, o facto aqui é que tecnicamente o trabalho é bem feito, como faz questão de demonstrar o autor aqui (http://logomarca-cv.blogspot.com/), com uma frontalidade que também contribuiu definitivamente para me "ganhar".

Mas também, a minha posição a favor deste logo, é uma posição CONTRA as posições intrigueiras, não objectivas, mal-dizentes e mais outras formas cabo-verdianamente vis de, mais atacar o outro, que se posicionar contra.

Suponho também não ser contraditório suportar a crítica de Emílio Rodrigues, porque também ela sustentada, firme e coerente, salvo o exagero da petição. Concordo plenamente que há questões que merecem mais debate, um processo mais elaborado, um concurso mais divulgado e um júri decente. De todo o modo, houve concurso e que eu saiba com tempo suficiente para que todos pudessem enviar as suas propostas.

Em resumo, gostemos ou não, tenha o processo decorrido da melhor forma ou não, o que não podemos fazer é, de forma ligeira, falar do trabalho de um profissional da forma como está sendo feita. Eu apoio esta marca, em apoio aos que trabalham, dão a cara e não tem nada para esconder. Costumo dizer, porque também assim me ensinaram: não é errado conseguir pouco; errado é não tentar nada...e ainda maldizer.

7 comentários:

Anonymous disse...

Amén!

Anonymous disse...

LOL! (não tem de quê... foi um elogio... simples... do post todinho... e não o retiro... mas entendo e da próxima não o farei)

Anonymous disse...

César
Eu assino embaixo.
Porque é que essa malta que acha que poderia ter feito melhor não se concorreu. Ou será que concorreram e não ganharam e por isso essa reacção negativa???
Imagina agora até o facto do rapaz ser genro do Carlos Veiga ajudou na decisão.
Jesus Cristo.
RF os meus parabens.

Anonymous disse...

Estrategia de associação inteligente para promover a marca de Cabo Verde - associa-la ao Algarve e a TAP!!!! Serio? Se estivessemos a falar de outra coisa, mas da marca turisca do país Cabo Verde!!!! Me parece despropositado esta ideia.
MM

Cesar Schofield Cardoso disse...

Fidju Terra, brilhante maneira de mostrar as coisas. Duas melodias diferentes, de facto :)

Salim disse...

Não vejo qualquer motivo para isso. Quero só ser tranquilizado com um pouco mais do que "decidiu-se, está decidido". Apenas isso.

Cesar Schofield Cardoso disse...

O facto do concurso ser "inapelável", porque assim o definiram nos seus regulamentos, não significa que não seja incontestável. E este concurso tem muito de contestável, como já foi demonstrado. Concordo que alguém que disse que, a questão não é o logo do Rafael; a questão é o processo.