31.3.11

(Falta de) Expressão

A propósito de um salutar debate aqui com um visitante do blog, ocorre-me perguntar o seguinte:

Quantas dezenas, ou até centenas, de cidadãos que estão muito bem preparados neste país para ter posições fundamentadas, abertamente? Quantos profissionais podiam estar a denunciar, ou a contribuir, para corrigir n aberrações por este país fora? Quantos cidadãos podiam estar a participar dos debates e exposições feitas todas as semanas?

Aqui neste país só oiço falar de partidos e dos seus cabecilhas, se tem carrões, se não tem, se são maus ou bons. Raramente oiço discussões sérias sobre os problemas técnicos deste país. Os técnicos estão escondidos nos seus gabinetes; têm medo até de apanhar ar, por isso saem dos gabinetes climatizados e metem-se nos carros climatizados; hoje até já tem o quarto e a sala climatizados, para tornar o sofá e as dezenas de canais de televisão mais confortáveis. 

Já contei uma tantas realizações na cidade - ciclo de cinema, ciclo de debates, exposições, conferências - que vejo muito mais público estrangeiro que nacional. Estou preocupado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Estàs a ver que este teu post a proposito do nosso debate mais abaixo é um reconhecimento total e completo das minhas teses?!

Infelizmente César essas centenas de pessoas à altura nao existem! Temos de ser mais humildes, mas a humildade é um objecto estranho entre a nossa gente que foi para a escola.

Foram à escola, mas de regresso à terra, em vez de comprarem livros comprar os tais carroes de que falas.

O que interessa esses pseudo-intelectuais sao carros todo-o-terreno, membras em barda, whiskyes reservados nas discotecas etc e tal.

Eu também gosto de membras, mas nem so da carne vive o homem; ha outros alimentos mais espirituais.

Prometo voltar, porque a campanha para as presidenciais vai ser muito quente. Mas has-de ver que esses machoes de carroes nao estarao presentes.

Sobre as tuas criticas ao Zé Maria, eu sei que nao o poupas; Mas é o que nao se compreende. Sabes democracia nao é so porque temos tal ou tal ideologia ou tal ou tal partido. E' também saber pôr um freio a desmandos e a atitudes autoritarios quando se sabe que a politica de prometer sempre e sempre tem um limite; sobretudo que é um classico de politica que todos os governos com 3 mandatos acabam sempre mal em democracias a sério claro.

Caso contrario é o regime de partido unico. Vejo que insistes em pensar que vives em demcoracia e até te dàs ao luxo de comparar CVerde com Estados unidos e a França.

Oh man, nao é so Sarkozy que faz a democracia em França. Ha instituiçoes como a justiça e a imprensa e uma sociedade civil poderosa, e uma elite inteelctual com centros de investigaçao que existem e que nao deixam que as derrapagens de Sarkozy ou de outro parvinho qualquer matem o estado de direito democartico.

E' desplante teu comparar Zé Maria com Bush e Sarkozy.
CVerde compara-se com a Africa, e atençao, nem o Senegal; com a Guiné, com Angola, com Moçambique. Tu tens que ser mais comedido, pois eu nao vivo em Cabo Verde. Estàs a dialogar com alguém que vive ha mais de 30 anos em verdadeiras democracias ocidentais das mais avançadas do mundo e com bagagem nas ciências politicas e filosofia.

Es um rapaz interventivo, sacodes essa malta, mas tens de ter calma, pois nao estàs a falar com um pseudo-intelectual de carrao a viver em Cabo Verde.

Hoje na Net pode-se estar a conversar com altas personalidades e gandes cabeças sem que a gente saiba. Humildade, César, pois vives numa terra onde quer queiras quer nao nao ha uma inteligentsia a sério; e Corsino Tolentino que ja viveu varios anos no estrangeiro e em varios paises, e com doutoramento, ja vos disse isso; Porque é que nao aceitam o que ele vos diz?

Eu também estou farto de dizer isso aos meus amigos; mas tu sabes crioulo nao acredita na palavra do crioulo.
Estuda, estuda para poderes compreender onde é que Zé Maria vos mente.Repito, Zé Maria é o politico mais perigoso que ha em CVerde.

Mas fica sabendo que ele tem um nivel intelectual de um bom aluno de um aluno de preparatorias (sao dois anos pos-liceu para se entrar nas universidades de elite em França) em França. Nada de especial; E olha que mesmo assim nao o comparei com um estudante normal de segundo ano de Universidade, mas com um segundo de preparatorias, que sao os melhores alunos que sao seleccionados para serem elite na terra de Sarkozy.

Sao bons, mas o que é um rapaz de 20 anos em segundo ano de curso, pode saber de especial? Pois bem é o nivel intelectual do teu primeiro ministro.