25.6.12

Crónica de 2 dias sempre divinos

Foto in A Semana Online

É natural e sobrenatural amar Mindelo. Vou sempre de reencontro ao pedaço de terra no mundo que me viu nascer. Isso de lugar de nascença carrega forças para além do nosso entendimento. Sinto-o.

Nuno e Hadidja casaram-se num universo fabuloso de famílias, requinte e descontracção. Até S.João fez-se veementemente presente em forma de forte ventania. Muitos fizeram-se presentes, em demonstração de amizades a esses dois seres fabulosos. Foram aviões carregadinhos só para participar do casamento e de repente a cidade encheu-se de "estrangeiros". Mindelo ainda é uma cidade que se nota quando vem muita gente de fora, o que demonstra uma quietude, ao mesmo tempo, reconfortante e inquietante. Mindelo continua a debater-se com um marasmo difícil de explicar. Ao mesmo tempo parece que isso está a originar um cultura bem própria, de driblar as dificuldades, brincar com os obstáculos, reinventar a felicidade, estar sempre leve,  por cima.

Entretanto as campanhas eleitorais autárquicas, na mesma toada do resto do país, a nivelar-se bem por baixo. Mas a rasar o chão! Fico profundamente triste a ver pessoas, supostamente chiques, a fazer a vez de arruaceiros, com linguajares que lembram os ordinários, com gestos que lembram a falta de maneiras. Tudo para conseguir a porra de um lugar no poder, essa força magnânima, que puxa tudo para baixo.

Nódoas a parte, estar na Laginha é o coroar de um fim-de-semana sempre inesquecível, na terra que tem de tudo em ponto minúsculo, tem um charme próprio e tem macabrices próprias, mas sempre adorável. E quem adorou foi a minha filha.

Sem comentários: