27.5.14

Elos fracos

Foto emprestada de Afreaka

Lei que criminaliza o roubo de energia, claro, sou a favor. Sou a favor de leis que criminalizem quaisquer criminosos. A chatice aqui é que, no caso, são milhares de criminosos, também conhecidos como população.

É uma prática judicial antiga, colonial. Até prova em contrário, a população é culpada! Culpada de ter tradições avessas à boa moral da sociedade, culpada de causarem distúrbios, de ocuparem indevidamente o território, de serem pobres, estúpidos e analfabetos. Culpada de edificarem zonas degradadas na cidade e de causarem uma péssima imagem ao turismo. A população, desleixada, prefere a via da criminalidade a ter que morar em bairros decentes, em casas decentes, em condições decentes de luz, água e sanitários. Prefere vir estragar a cidade a ter que ficar no campo, em condições até mais ecológicas. E para piorar ainda mais as coisas, população aos milhares de outras zonas pobres da África, vem ocupar indevidamente este território, para além de causarem distúrbios e aportarem mais tradições avessas à boa moral da sociedade. Estamos perante uma pressão exagerada da população, à qual o Estado não tem condições para dar conta, muito embora seja uma obrigação constitucional, ter a população como primeira prioridade.

Mas, justiça seja feita, o país tem modernas estradas, aeroportos e portos. Temos meio milhão de turistas a visitarem todos os anos o nosso belo país. Somos top ten em África, caraças! O país está a criar as condições para atrair investimento externo e almejar um desenvolvimento poderoso no futuro. Daqui até o futuro, pede-se à população que aguarde em barraquinhas, sem água, luz ou esgotos, em encostas sem acesso ou infraestruturas sociais. Eu até mandaria retirar a iluminação pública, sendo bairros ilegais, espontâneos, periféricos, não-planeadas, ou o raio de nome que se lhes queira dar. A população que aguarde, ou terá que se bater na justiça.

Sem comentários: