13.10.13

Sembène strikes


A quem interessa um “cinema negro”?
Este é o título de um artigo de Júlio César dos Santos e Rosa Maria Berardo, enviado a mim por Janaína Oliveira, minha amiga historiadora, que pesquisa a questão da invisibilidade do cinema negro e cinemas africanos.

As denominações "negro" e "cinema negro", causam imediatamente desconforto. Como causaria desconforto a denominação "cinema branco". O facto é que existe um cinema branco, ou orientado por brancos, ou feitos à medida de brancos, ou, aqui sim problemático, que não incomode os brancos. Olhando para o filme Emitai, do mestre Sembène, que mete o dedo de forma violenta na ferida do colonialismo, ou, digamos as coisas, da escravatura recente, percebemos que a pergunta "a quem interessa um cinema negro?" é uma questão com vários desdobramentos. O filme Emitai de Sembène foi tão cáustico que foi banido do seu próprio país, já independente! Razão para indagar a quem não interessou que esse filme passasse. Emitai é um filme que conta a história que não se quer contar. Traz um episódio bárbaro, esses tantos que aconteceram em todos os nossos países, como os massacres de Pidjiguiti ou Batepá, ou ainda o muito mal contado trabalho forçado em S.Tomé e Príncipe. Vi o filme e acordou-me sobre o facto que, de novo temos dominação europeia nas nossas sociedades. Na minha terra, os donos das maiores empresas são, outra vez, os europeus, o que provoca automaticamente a formação de uma elite que tem uma cor. E uma vez mais o intermediário dessa classe de facto dominante, é uma elite local, subserviente e sustentada por esse sistema, chamado de "investimento externo". No dia-a-dia vou vendo o lento ressurgimento de tensões baseadas na classe-etnia. E oiço comentários que me faz pensar que isso ainda vai acabar mal, outra vez. Pois, Emitai acorda essas consciências e quase que apela para uma militância, quando, uma vez mais fazendo uma crítica cirúrgica das próprias tradições africanas, nos apela a reformular os nossos modos de pensar e estar para melhor enfrentar a hegemonia estrangeira. Pois então, a quem interessa um cinema que acorda fantasmas, ou periga a "tranquila convivência multi-étnica nas nossas sociedades atuais"? A quem interessa manter as memórias vivas? A quem interessa ensinar a história na perspectiva oposta? Para quê mexer nisso tudo?..Talvez devêssemos perguntar ao judeu porque insiste em manter o holocausto vivo, ou o japonês porque mantêm Hiroxima na memória, ou até mesmo o francês porque insiste em lembrar o nazismo.

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