10.7.09

House, Lounge, Trip-Hop, Hip-Hop, Techno

Música electrónica, para ser mais sintético. Cultura urbana. O diabo da "Cultura erudita". Entretanto uma realidade invasiva nas cidades. A cultura popular invade sempre a cultura erudita, até porque a cultura erudita é vazia de conteúdo em si, dependendo sempre de manifestações concretas, da sociedade, do povo.

Em cidades "cultura popular" significa discotecas, bairros, ghetos, juventude marginalizada, injustiça social, violência, mensagens de amor e esperança. Em CV ainda temos outras especialidades como o zouk, o funaná, que depois de misturados com os outros dão origem a uma série de sonoridades: funaná-funk, zouk-love, etc. Nas cidades da Praia e Mindelo já existem movimentos semi-organizados de Hip-Hop. As rádios fazem broadcasting constante desses sons.

Tenho dito: a literatura e a música de futuro em CV estão nas ruas. É só pararmos de chamar a isso tudo de lixo e começarmos a pensar que, não tem a "qualidade de erudição", mas tem a enorme força da verdade e da realidade. Õ caminho da erudição é: aceitação, escuta, estudo, experimentação, reformulação e produção.

Penso nessas "malcriações" enquanto ouço um disco de um projecto chamado "Frikyiwa", uma espécie de Gotan Project para África, onde se junta a mais genuína música tradicional de alguns países africanos (é uma ofensa dizer "música tradicional africana", porque existem centenas diferentes) e house music. O resultado é coisa séria...e muito agradável.

2 comentários:

Edy disse...

HJ estou para te dar indicações musicais: Nneka (nigeriana que estuda na alemanha)

Anonymous disse...

César,teu blog está uma beleza, clean do jeito que dá gosto de ler, parabéns.Continue...