14.7.09

Questão de conteúdos

Só passado muito tempo descobri o que é uma "bolota". Durante toda a infância cantei a música das bolotas sem nunca saber o que era isso. Como cantei todas as musiquinhas infantis e não fazia a mínima ideia do que estava a cantar. Revejo a cena com a minha filha de 4 anos, passado tanto tempo de "desenvolvimento". Todo o conteúdo que podemos oferecer-lhe vêm do estrangeiro, incluindo os rios, os campos verdes, comboios e outras maravilhas. E esse mesmo conteúdo é ministrado para todos os meninos destas pobres terras crioulas, tendo elas ou não a possibilidade de um dia dar um pulo lá fora para ver com os próprios olhos e que andam para aí a cantar.

Na Fundação Amílcar Cabral, esta semana, todos os dias a partir das 19h, estará a passar o documentário "A Guerra", produzida pela RTP. Interessante, porque informação é informação. Mas, comentávamos: é chegado a hora de fazermos a informação, do nosso ponto de vista também.

Seremos eternos alienados, enquanto não aprendermos a produzir o nosso conhecimento, baseado no que sentimos e vivemos, na intimidade e nos detalhes do nosso espaço.

Sem comentários: