21.5.10

Sexta,Capital

Há bem pouco tempo (anos) as autoridades sanitárias lutavam contra as doenças infecto-contagiosas, que eram as que mais matavam. Esse tipo de doenças estão directamente ligadas à falta de higiene. Hoje as autoridades vão ter que lidar com as doenças cardio-vasculares, as que mais matam agora. Essas também estão directamente ligadas à falta de higiene. Só que o tipo de higiene é diferente.

A vida urbana mata. Nem é a violência ou os surtos infecciosos que mais matam. É o nosso próprio estilo de vida. Passamos a maior parte do tempo sentados; andamos de transportes; fazemos pouco exercício físico, mas o que mais mata é o que comemos e bebemos. Somos um país hipertenso e isso deve em grande parte ao sal e à gordura. Quando acharem que estão a usar pouco sal e pouca gordura, ainda é demasiado. Se antes o trabalho físico (profissão, andar a pé, passeios, ir à praia...) precisava dessa energia e sais minerais, hoje, com a mudança radical de estilo de vida, o sal e a gordura devem baixar radicalmente no nosso paladar. Primeiro vão achar a comida insossa e "seca", mas depois habitua-se. Outra coisa que nos mata é o açúcar. Temos muitos diabéticos, que desenvolvem uma série de outras complicações. Sinto muito caros amigos, é cultural, mas os doces caseiros deviam ser seriamente postos em causa. E a carne? Sabem de onde raio vem a carne que consomem? Sabem em média quantos dias passa um frango no gelo antes de virar churrasco? Conhecem as condições de abate dos animais? Se tem coisa que me assusta na nossa alimentação é o uso da carne; é como comer bombas todos os dias.

Façam exercício pessoal. Pais, metam os filhos na ginástica desde pequenos. Acabem com a televisão. Vão andar. Mas principalmente mudam de hábitos alimentares. Experimentem ser mais vegetarianos e, garanto-vos, há de tudo: em vez da carne, comam feijões todos os dias; em vez do açúcar, experimentem o mel de abelha ou de cana, ou experimentem nem o usar; comam legumes; a banana é um óptimo fruto; bebem água, água, água; bebam chás; experimentem condimentos naturais, como as ervas; ganhem o hábito da sopa; não comam demasiado à noite.

Álcool é o outro capítulo que é igualmente maléfico. Somo um país de alcoólatras. Nós próprios, da simples parodinha, estamos em perigo eminente. Eu adoro o vinho e a cerveja, mas encher a cara só pode ser admitido em ocasiões muito especiais. Se acontecer muitas vezes (vários FDS), tenham cuidado malta.

Com isso bom FDS, com a cervijinha de praxe...moderadamente ;)

3 comentários:

Anonymous disse...

Prezado César, tu que dizes ser ate, recomendo os livros bíblicos de Levítico e Deuteronómio. Aí podes conhecer a vontade de Deus até para o nosso organismo.

Mantenhas

Carlos Silva

Cesar Schofield Cardoso disse...

Os textos bíblicos são bonitos e profundos, como são outros textos filosóficos. Compilam a sabedoria do homem durante séculos. O que estraga tudo é a interpretação de cada qual, principalmente quando esse cada qual toma os textos como dogma (igreja)

Não sou contra religiões, sou contra igrejas.

Anonymous disse...

Bom post. Não vi a sugestão de peixe ás refeições. Mto importante.
Obrigada, Maria (Lxa)