11.6.10

Sexta,Capital

Ainda sobre o Museu da Arqueologia. Sugestões (sim, também dou sugestões):

Há uma grande casa, que dizem pertencer ao património do Estado, em frente ao comando central da polícia, junto ao mercado do Plateau, um casarão, desses com grandes portas e janelas, as escadas e os pisos em madeira, as paredes grossas, um quintal amplo...enfim, esses casarões coloniais, que está caindo um pedacinho todos os dias. Sugeria que se recuperasse essa casa e que servisse de museu. Que tal o Museu da Arqueologia?

Os museus devem ter programas. Tipo, programas para meninos pré-escolar, outros para alunos do liceu, outros para investigadores, palestras, lançamentos de livros, etc. Podem até ter programas lúdicos, género espectáculos multimédia temáticos. Essas coisas tornam os museus vivos.

O multimédia é a palavra de ordem dos nossos tempos. Podiam haver televisões e computadores a passar conteúdos constantemente, para que os visitantes também pudessem compreender os processos internos da museologia e da arqueologia. Vídeos e fotografias não faltarão.

Vá lá pessoal que torra 2% do orçamento do Estado anualmente, sejam criativos!


*


Às sextas tenho particular interesse pela cidade. É o dia que gosto de sair. Gosto de saber o que se passa:

Na iGallery está a passar uma expo de fotografia de Pedro Moita. Gostei do olhar, como gosto a cada programa que ele dirige fotograficamente. Pedro traz qualidade visual aos conteúdos de vídeo que se faz por cá. E expressa-se bem na fotografia. Senti só falta de tamanho. Os posters postos na rua a anunciar a exposição, talvez tenham despertado em mim a promessa de dimensões maiores. E as imagens bem que valem tamanhos maiores. Fora isso, belo momento.

Tenho visto cada vez mais animação em torno do local de ensaios dos Raiz di Polon. Aquela rua do Plateau (5 de Julho) que já é de si especial, ganha mais valor com as dezenas de pessoas que se interessam pelo trabalho do grupo, de meninos dos 5 a adultos dos 40. Bonito mesmo!

Hip-Hop cresce na Praia. Já perdi a conta aos eventos organizados durante os últimos meses, trabalhando e divulgado esta forma de ser, estar, falar, cantar e dançar. Amanhã, Sábado, às 21h00, passa na Assembleia Nacional, um show de dança hip-hop, da companhia Malka, formado por elementos da França e do Brasil, que desenvolveram um workshop com os hip-hopers da Praia. A entrada é livre, mas devem levar 1K de comida não perecível. Interessante.

Outros projectos estão na carteira, mas esses ainda não posso divulgar. Tenham paciência :)

Bom FDS (a consumir com moderação)

1 comentário:

Abel Cardoso disse...

Seria uma excelente iniciativa.

Aliás, casas como essas existem aos montes no Plateau...

Pergunto-me, sempre que olho, com olhos de ver, aquela casa que faz esquina na praça Alexandre Albuquerque. Aquela grená que também está a cair aos bocados, com janelas e portas grandes, comidos pelos "bichos-carpinteiros".

Porque não se aproveita, porque não se faz aí um local de referência da cidade? Tem dono? Que venda, pois é um património da cidade antes de tudo.