5.6.13

Ponto Negro II


A questão do suposto projeto do quebra-mar em Ponta Preta, outra vez! A simples ideia de construir uma estrutura para interromper um fluxo da natureza, é de per si uma ideia assustadora. De cada vez que o homem faz isso, dá merda em algum lado. Concretamente ao caso de Ponta Preta:

Ali faz onda, ó se faz! Faz tantas ondas que é mundialmente procurado por surfistas, windsurfistas e kitesurfistas. Faz tanto que até já produziu os dois maiores títulos mundiais no desporto cabo-verdiano: 1 vencedor de uma etapa da prova mundial de ondas de windsurf, Josh Angulo, e 1 campeão mundial de kitesurf, Mitu Monteiro!!...Mas será tão difícil assim entender isso!! Onde estão os Tubarões Azuis agora? Onde estão o senhores do desporto agora?...

O que querem fazer em Ponta Preta: construir um quebra-mar para facilitar o banho dos turistas!! Onde é que estamos? Que tipo de lógica é essa? De todos os kilómetros de praia que a ilha tem, porquê a insistência exactamente no ponto onde é super valorizado pelo facto de ter...ondas! Ou seja, a luta aqui é entre uma atividade desportiva, limpa, ecológica, rentável, aliás eternamente rentável, e outra atividade invasora, potencialmente destruidora, conjuntural e com uma justificativa económica bastante discutível. A luta aqui é entre velhos senhores sentados num gabinete climatizado, a ver os cifrões a cintilar na imaginação, e uma geração jovem,que pensa diferente,pensa natureza, quer um vida diferente, mais justa, mais ecológica para estas frágeis ilhas. O pior disso tudo é que, arrogantemente, as autoridades não nos informam suficientemente sobre o projeto, não nos explicam que raio de vantagens são essas, não mostram as partes em jogo...é tudo um lodo, que nem passa a luz.

E a cidadania?...Ah Cabo Verde campeão de África, rei da cosmética.

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito triste Cesar. Esta geraçao de paus mandados nao tem nenhum compromisso com as geraçoes futuras. as medidas que implementam visam apenas garantir o tacho.