28.8.09

Cacocracia

Seria capaz de encher esta página de nomes de pessoas brilhantes dos 25 aos 65 anos de todas as áreas de actividade e de todos os níveis possíveis. O nosso país é repleto de talentos e cabeças multidimensionais. O segredo do nosso relativo sucesso passará pela qualidade das pessoas e a sua entrega aos seus projectos na discrição dos gabinetes, técnicos anónimos, apaixonados, trabalhadores de todos os dias de ir ao emprego e voltar às famílias. Mas algo mudou. Em algum ponto da nossa trajectória, da Independência até hoje, houve uma reviravolta. O país passou a ser palco de estribadas lutas de interesses de valor muito questionável para o conjunto da sociedade e face a esta luta por vezes de contornos medonhos o conjunto das pessoas brilhantes desta terra continuam no mais sepulcral silêncio. Estamos ausentes, deixamos o país a alguns bichos, a que chamamos "jogo político" e fingimos que não estamos todos aterrorizados.

Tudo isso para dizer o quanto fico triste por ver como líderes de juventudes partidárias, numa brincadeira bem interessante do jornal "Expresso das Ilhas" que os questiona se fossem Primeiro-Ministro, são meras caixas de ressonância dos líderes absolutos dos seus partidos e como os seus partidos vão ter fatalmente nos próximos tempos líderes absolutos, absolutamente inquestionáveis. Estaremos a combinar autocracia e democracia em auto-democracia?

7 comentários:

Anonymous disse...

discrição

Cesar Schofield Cardoso disse...

Ter um blog é ter também um monte de re-writers. Obrigado :)

Cesar Schofield Cardoso disse...

Gostei da metáfora do Matrix...aliás um estupendo filme, não só pela revolução técnica que provocou na indústria, como também pela reflexão.

Tchale Figueira disse...

Caro César: Como disse o escritor portugues Eça de Queirós : POLICOS E FRALDAS DEVEM SER FREQUENTEMENTE MUDADOS, PELA MESMA RAZÃO.

Pss disse...

Talvez o que faz falta nem é mudar frequentemente. O que poderá fazer falta é ter espaço para cada um expandir os seus horizontes. Se tivermos isso, se todos os caboverdeanos tivessem isso, haveria menos politiquice e menos politicagem ... e isso teria um impacto ennorme na Electra. Porque Electra ? Se não ligamos nada a politiquices ficamos menos quezilentos e logo mais fresco. Se ficamos mais frescos não ligamos o ar condicionado e tomaremos menos banhos. Se não ligamos o ar condicionado gastamos menos energia. Se gastarmos menos energia e menos água a Electra não terá tantos Blackouts na Praia. Se na Praia não há blackouts há menos uma arma de arremeso para o partido que está no poder. Se há menos arma de arremeso ficamos menos quezilentos e logo mais frescos ... e se ficamos ... ok ... ok já chega !

Anonymous disse...

Com Ministros da cultura e ambente como os que temos,lógico é todo e qualquer idiota sonhe em ser Ministro.Quem seria capaz de fazer pior q esses dois? Já imaginaste César se se lhes enumerasse as asneiras? Nem seria preciso enumerar o que não fizeram...bastaria as asneiras.

Cesar Schofield Cardoso disse...

Heis a abordagem que concordo a 300%

"A sociedade civil (nós) é o grande ausente"

Que cada qual faça a sua parte!

Valeu Sal Pimenta