27.10.10

Alma

A alma humana é o mais potente motor do mundo. Ela é capaz de construir uma montanha, ou de a deitar abaixo. Não se trata de orçamentos, nem de recursos, nem de condições, ou condicionalismos, ou conjunturas. Tudo se resume à capacidade das almas.

O Palácio da Cultura Ildo Lobo é prova concreta de: sem alma/com alma. O sítio esteve abandonado, a agonizar a cada dia que passava. As almas que lá estavam, deambulavam para cima e para baixo sem poder perceber até porque ali se encontravam. O sítio ia a morrer. Hoje, o Palácio, um dos edifício mais bonitos da cidade da Praia, tem alma nova e volta a brilhar como uma peça de bronze, limpada e polida.

As boas almas atraem as boas almas. O Palácio agora anda cheio de gente com uma vontade férrea de fazer. Gente com talento, gente bonita, músicos, artistas visuais, jornalistas, produtores, gente com vida, gente que mudam o lugar só pela sua presença. O sítio agora tem aulas de canto, aulas de instrumentos musicais, exposições permanentes, workshops, filmes e sempre alguma coisa nova a acontecer.

Hoje, esta cidade tem muitas almas, que podiam fazer muitas montanhas e talvez tornar as nossas vidas menos insossas. Falta que outras almas, em outras esferas, também façam o seu trabalho e contribuam para, no fundo, o nosso bem estar comum. Os senhores dirigentes públicos perceberam?

Sem comentários: