17.9.09

Almas pesadas em toneladas

Sempre que trato Deus por “o gajo” a mamã se enfurece. Nasci ateu ou pensava que sim. Quando ainda morávamos numa casa com quintal, terraço, varanda e ainda havia pouca televisão, Albertina que veio de S.Antão para S.Vicente trabalhar como doméstica em nossa casa, tinha por hábito sentar-se com os meninos da vizinhança à noite a contar convicta que na sua ilha tinha bruxas que comiam meninos e que se transformavam em gatos para passar desapercebidas. Nasci também com a língua solta e da voz de menino contestava: náá, não é possível! Chateada com a minha descrença e por interromper-lhe a áurea de velha sábia, sentenciava-me: menino, trata de acreditar nessas coisas porque acontecem e é melhor te preparares!

Não conduzo a vida acreditando em Deus ou Diabo e no entanto vivo no meio de gente com a candura descrita em livros de anjos e gente carregada de fúria que correspondem às descrições de demónios. Há pessoas pesadas, a avaliar pela sofisticação maléfica das suas acções poderia dizer-se que não dormem um sono sossegado, que preocupações e frustrações as atormentam, que acumulam maldade e estão prontas para a descarregar em cima de qualquer um. Normalmente é no trabalho, o lugar em que um adulto passa a maior parte da sua vida, quando a tem é claro, que se revelam esses demónios humanos. Continuo descrente que algum padre, auto denominado funcionário de Deus, poderá exorcizar o mal de uma pessoa, mas acredito que certos ensinamentos do Oriente podem ajudar almas cansadas, como a noção de Karma que diz que acções do mal trazem mais mal e a noção de Darma que diz que o bem devolve o bem. Simples e acredito

6 comentários:

da caps disse...

Como se pode acreditar em alma, sem que se acredite em Deus?!
(just asking..)

Cesar Schofield Cardoso disse...

Daí dizer que "nasci ateu ou pensava que sim". Para mim o termo correcto hoje em dia é "agnóstico". Não acredito em Deus, mas acredito que a vida seja mais que pura matéria.

Tchale Figueira disse...

Se o homem foi feito a imagem de deus então este deus é um palerma!

Pepê Ramos disse...

Fazem-me lembrar a primeira vez apercebi-me que tinha aprendido algo forte, certo e concreto numa longínqua aula de Filosofia, no nosso querido LDR.
A aula foi sobre Platão e a do mundo sensível ao mundo inteligível!

"Platão diz que o homem é a sua alma e que apenas pela alma é possível ao homem conhecer a verdadeira realidade, ou seja, o Mundo das Formas. A primazia, portanto, no pensamento platónico é da alma em relação ao corpo. "..."O melhor que pode acontecer a um Filósofo é morrer, porque ele retornará ao Mundo Inteligível ( das Formas ou das Ideias) e poderá contemplá-lo plenamente. A Filosofia é uma preparação para a morte."

"...a alma libertar-se do cárcere corpóreo"

Por isso podes acreditar em alma à vontade! :-)

PS: desculpa lá, empolguei-me e quase que faço um post!

Um abraço!

Pepê Ramos disse...

Ahahah

Sobre a imagem e semelhança houve um outro grande filósofo, Mr. Frank Zappa, que dizia em "Dumb All Over"

"Lets get serious people. It says in the 'good book' that he made us to be just like him. So if we're dumb, than God is dumb, and maybe even a little ugly on the side"

Cesar Schofield Cardoso disse...

batchart, bom ponto

Mas posso (e sou mesmo assim) acreditar numa dimensão acima do sensível (ou espiritual) e negar o conceito de Deus. Posso definir "alma" como um estado energético, como fazem os orientais. E posso acreditar em acções físicas, como o Yoga, para aliviar a alma. Não gosto dos conceitos de deus e diabo, porque reduzem a coisa entre bem e mal. Por exemplo os orientais tem o conceito de yin/yang, equivalente claro/escuro, violento/calmo, masculino/femenino, sem no entanto definir um como bem e outro como mal; dizem eles que a harmonia é ter ambos.

Por exemplo, não acredito na vida após a morte. Para mim vida é enquanto se está vivo. Depois de morto decompomo-nos e viramos outra matéria