30.4.13

Geração Ética

Artista: Annette Kelm

Num instante a terrinha passou de uma província periférica, para país, de plenos direitos, inserido num mundo formidável e cruel, em iguais medidas. Num instante, já não somos mais aquele belo povo exótico, a quem se dava o nome de Morabeza.

Talvez seja de bom-tom, o que nas sociedades minúsculas se costuma dizer, que fiquei consternado ao ver conhecidos meus a entrarem pelos tribunais, algemados, tais animais encurralados. Sim, ficar até fiquei, mas de seguida lembrei-me do quanto mais consternado fiquei, a assistir ao longo desses tempos à transformação de ingénuas pessoas, inofensivos habitantes de ilhas, em maquiavélicos construtores de esquemas, ou de como humildes pessoas se tornaram artificialmente vaidosas. A tal ponto que, ter brandos costumes, roupas simples e trabalhos pacatos, começaram até a parecer ridículos valores. A tal ponto que, não ter um esquema passou a ser sinónimo de falta de inteligência. Mas, ainda bem que é assim, a lei natural reequilibra tudo, repõe o que se tirou, compensa o que se amputou, corrige o que se desviou. Calhou a conhecidos meus apanhar com o martelo da lei. Tinha de calhar um dia e calhou nesses.

Num instante já não somos mais o país das tardes sossegadas. Todos querem correr na frente, mesmo que isso signifique advogar contra o povo, sendo eleito do povo. Da próxima falaremos desses outros tipos de maquiavélicos construtores de esquemas.

Sem comentários: