14.5.13

Preto Ladino Perdendo a Compostura

foto sacada da página FB do Flávio

Flávio Hamilton, para quem não conhece, não é só um dos maiores atores cabo-verdianos da atualidade; é simplesmente um grande ator em toda a parte do mundo. Flávio, ilustre cidadão do Porto, Portugal, esse país que insistimos que é o nosso país irmão, apesar dos pesares, acaba de me indignar profundamente com o relato na sua página de Facebook, que ele intitulou "ACERDA DA DOR DE PELE", onde conta como foi barrado à porta de um bar conhecido pelo nome de "Plano B". Mesmo insistindo que o explicassem o porquê, foi tão simplesmente deixado à porta como um indigente...

Ora, aqui neste ponto desperta em mim o bicho da revolta. É preciso ter mais tento nas palavras, ouvi sempre. É preciso deixar passar essas coisas estúpidas, ouvi sempre. Pois!!!, foi precisamente essa a educação que recebemos da catequese e fomos os melhores alunos da história. Os pretos mais bem sucedidos da ladinização. Os obedientes, os que até vieram a se tornar aliados dos colonos na sua subjugação de outros povos. Os tementes a Deus  os recatados e prudentes. Por essa via, é como ainda nos continuam a estuprar. Nem eu, nem o meu mais profundo ser, pode aceitar o racismo, nem lá, nem cá, ainda mais quando vejo a desfilar debaixo do meu nariz um retorno maciço de "nossos irmãos" à minha terra, infelizmente para os bons, muitos vem com os seus comportamentos de merda, com as suas declarações de merda, com as suas insinuações miúdas. Que me perdoem os bons, porque os tenho e são de casa, mas nessas situações só mesmo uma boa dose de má-criação para expressar o quanto esse assunto mexe comigo. Porque perco a compostura!

Sem comentários: