9.2.09

Blog joint: Sobre o Turismo


Turismo sim, claro!


Só queria que, para cada resort, hotel ou condomínio de luxo, se projectasse uma zona residencial decente para as populações locais; que os construtores cumprissem a lei e tivesse como alojar os milhares de trabalhadores das obras; que se construíssem também hotéis e residenciais económicos, para os turistas que não tem muito dinheiro, como nós de cá.

Só queria poder continuar a viajar para qualquer ilha, falar em minha língua, pagar com a minha moeda, ser recebido em qualquer estabelecimento, poder lá estar, poder pagá-lo e sentir-me em casa.

Só queria que indústrias locais fossem estimuladas a nascer e desenvolver, ou a organizarem-se os que já existem. Queria poder dizer que ao menos os ovos, os frescos, o peixe e os mariscos são de produção local. Queria poder dizer que a maioria dos profissionais qualificados a prestar serviço nessas unidades, sejam eles arquitectos, engenheiros, decoradores, economistas, contabilistas, etc., fossem na sua maioria nacionais.

Só queria que, para cada voo charter carregado de velhas que vem comprar sexo, um outro voo partisse para assistir um grande momento cultural, do género carnaval, um festival de música ou teatro, ou assistir uma manifestação de tabanka.

Só queria que, em vez de jovens prostitutas e drogados, aparecessem jovens com vontade investir, tivessem corredores para o fazer e mercado para actuar, ajudados por um programa qualquer de empreendedorismo.

Só queria um Turismo respeitoso do ambiente natural e cultural, que soubesse combinar a necessidade económica, com a transparência absoluta das oportunidades de negócio, que se fizessem constantemente estudos sociológicos e ambientais, a fim de irmos, aos poucos, determinando exactamente o tipo de turismo que nos serve, em quantidade e qualidade.

Por enquanto não posso pensar em tirar umas férias na ilha do Sal; envergonho-me do que acontece na Boavista; desiludo-me dos jogos escuros de interesses; sofro com a delapidação da natureza e com a Cultura a ser tratada de "Entretenimento Cultural".

Sigam este tema em


1 comentário:

Anonymous disse...

Turismo sim ... mas este modelo... NUNCA