19.2.09

Ciclos vitais, musicais e morais

Revista Beast

Nasceu Matteo, meu sobrinho por compadrio, filho do compadre Nuno e da comadre Mariangela, mentes iluminadas, arquitectos, urbanistas, autores de um estudo, junto com Paollo, outra mente iluminada, sobre a requalificação urbana de zonas degradadas desta cidade multicultural e multiproblemática. Decorrente das suas investigações, conceberam Matteo, que vai ter dois países, três línguas, uma alma crioula e uma mente multidimensionada. O mundo se redefine de cada vez que nasce um menino.

Cantou no Centro de Estudos Brasileiros, Alberto, filho de Mário Lúcio e sobrinho de Princisito, para ser mais específico. Tem fibra o rapaz! A sua música não é, nem telúrica como a do tio, nem existencial, como a do pai; é uma música fresca, de um rapaz em início de vida adulta, que não passou pelas agruras, nem do pai, nem do tio, vê muita TV, fala Internet, é alegre, é urbano, é talentoso, tem um mundo pela frente e gente conhecida e importante para dar um help. Um estrela a se firmar neste pequeno cosmos crioulo.

Alunos em Porto Novo desmaiam de "fraqueza", segundo o jornal "Expresso das Ilhas". Serão filhos de pais muito pobres, sem dinheiro, sem comida, multiproblemáticos, sem nenhuma dimensão, senão uma única, a telúrica. A própria escola e associações da sociedade local, consternados, se juntaram para prover aos mais criticamente problemáticos desses problemáticos, uma refeição, visto que, como esta onda de País de Rendimento Médio, as cantinas escolares vão deixar de receber doações em comida.

Abriu a Universidade de Santiago, cidade da Assomada, concelho de Santa Catarina. Segundo os seus promotores, três visionários, um dos quais presidenciável, vai ser um orgulho para todos os filhos da terra e um importante passo para o reforço da identidade caboverdiana. Já sei que vão ter oito (!) cursos de licenciatura. Fiquei sem saber mesmo é onde vão sair com tantos professores, mestrados no mínimo, se a escola tem bibliotecas, laboratórios e afins. Fiquei sem saber se a universidade, que abriu num passe de mágica cumpre com todos os requisitos de qualidade definidos pelo Ministério de Educação. Sei que, de certeza, é onde vai parar os alunos fracos de Porto Novo e de todo o país, que mesmo sendo fracos e de pais multiproblemáticos, lá arranjarão os milharzitos de contos para deixar nos cofres desta...Sociedade de Educação, Ciência e Cultura.

Sem comentários: