20.2.09

Sexta-feira, outra vez!!?

Claudio Parentela

Uma sexta tem sempre um bom motivo para se estar contente. Essencialmente é o dia em que vamos ver gente, rir, ser parvos, gastar, ouvir uma musiquinha, por aí fora. Ainda por cima é fim-de-semana de Carnaval, festa que gosto, não pelo omnipresente samba, mas pelo fantasiar da vida.

Carnaval é uma coisa que gostaria de ver estudada em Cabo Verde. Embora já esteja existindo há já algum tempo, não é no entanto um manifestação cultural visceral, como a Tabanka ou o San Jon. Parece-me ser mais um fenómeno do aparecimento de cidades. Está se formando junto com as cidades. Parece-me que ainda busca identidade; procura se justificar. Tenho assistido na cidade da Praia este percurso de, do quase inexpressivo, desenvolvendo aos poucos, com a contribuição do "pessoal do norte", por um lado, e com uma tentativa de "africanização", por outro lado. O facto é que é uma manifestação tolerante a várias mudanças, o que pode ser uma oportunidade para, explícitamente, se criar um produto novo. É facto também que, estando em formação, o seu estudo pode contribuir para perceber a própria transformação da sociedade.

De uma maneira geral a Cultura precisa de investigação, missão aliás declarada do Min.Cultura e não cumprida, sucessivamente.


3 comentários:

Anonymous disse...

Mas uma sexta e governo continua calado relativamente a questao de murdeira.... que mau

Anonymous disse...

mas hoje há tambem o concerto do Princezito...

Djon disse...

César,
só pelo facto de seres um "menino de mindelo" é que é perdoável a tua afirmação de que o carnaval na praia está em "construção"...na verdade,pode se dizer que o carnaval da praia estava "adormecido"...qualquer pessoa que viveu na Praia dos anos 80/inicio 90 lembra dos grandes "carnavais" que se fazia e de grupos como "Vindos" ou "bairro"...