23.2.09

Blog joint: (in)segurança

Os nossos filhos precisam nascer e crescer no seio de famílias sãs. Isso se consegue com pais bem formados e realizados economicamente e socialmente. Os nossos filhos precisam ir a escolas que sejam prolongamentos desses ambientes sãos. Isso se consegue com professores bem formados e bem pagos e com matéria de ensino veiculadora de valores. Esses meninos, ao crescerem, precisam ter valor para a economia e precisam ter emprego. Isso se consegue com um ensino útil, que não passa totalmente pelo ensino universitário, que lhes torne produtivos, para que façam crescer, realmente, a economia. Esses homens, depois, precisam ver o resultado do seu trabalho em suas pessoas e na sua sociedade. Em seguida construirão lares sãos e terão filhos em condições dignas.

A (in)segurança é um resultado directo do nosso projecto de sociedade. Ou somos uniformemente pobres, ou somos uniformemente ricos, ou somos razoavelmente diferentes, ou somos realmente diferentes, o que interessa é que essa relação se processe em condições reconhecidas por todos como justas. Não acredito em sociedades seguras em que falte a justiça, em sentido mais amplo do termo; em sentido filosófico do termo. Ou acreditamos nisso ou matamo-nos uns aos outros.

Para o perigo que vêm de fora, pelos mares, pelo ar, pelas nossas fronteiras, aí sim, mandem a tropa toda, mas acabem com essa ideia das bases militares, que isso são outros quinhentos.

Sem comentários: