8.12.08

Ironia macabra

Imagem:Basquiat
Quando a violência ocorre bem dentro no nosso seio, com a nossa gente, com a gente que abraçamos, temos saudades, alegramos ao revê-los, gente que admiramos, que amamos, sentimos então o quanto somos estúpidos. Sentimos de verdade o quanto pode a raça humana ser despresível.

A minha amiga, que admiro tanto, tão linda, foi estrupada violentamente, por QUATRO demónios disfarçados de homens. O meu amigo foi espancado, amarrado e obrigado a assistir a macábrie. O meu amigo até que poderá, dificilmente, se recuperar um dia, mas a minha amiga não. A minha amiga, mãe, profissional, cidadã de alto valor, amiga mesmo, doce e inteligente, foi escolhida pelo inferno para ser infligida um castigo. Não se livrará nunca do inferno.

O castigo parece ser: irresponsáveis, apelidados de políticos, mas previligiados pela sociedade, porque tem o poder de decidir por toda a sociedade, digladiam-se pela conquista e manutenção do poder. Nesta luta, estúpida, pelos valores que atrela, uns escondem a brutalidade, outros brutalizam. Então vem Deus, se existe, ou uma Força Oculta, ou uma Lógica qualquer que anda por trás disso tudo, inflingir um temeroso golpe, a ver se alinhamos o juízo. Eu sei, a violência existe em todo o lado. Mas não acham que estamos a beirar o estupidamente ridículo?!

Mas porquê os meus amigos? Mas também dirão os outros: porquê os meus amigos? Então digo somente: porquê?

10 comentários:

JB disse...

Cesar, ouvi falar deste acontecimento e fiquei chocado. Conheço a pessoa em questão e, claro, concordo com tudo o que dizes. O carácter macabro deste crime deve-nos fazer reflectir de forma profunda sobre o caminho que estamos adoptar. Quando no outro dia falei de medidas radicais para pedófilos, logo houve quem, naturalmente, se insurgisse e viesse com a cartilha dos direitos humanos. Mas o que fazer perante casos destes? Não tenho resposta.

Cesar Schofield Cardoso disse...

João, Salim, se há uma coisa que estamos a aprender é precisamente o que diz o Salim: é uma questão de direitos humanos. Porque não falamos na Assembleia do estado dos direitos humanos em CV, em vez dos números económicos? Porquê, em vez de dizer que CV vai crescer 4,5,6,7%, que o direito humano à habitação é uma lástima? E então as pessoas das barracas da Boavista são o quê? Um efeito colateral? Um produto residual?

Acho que, enquanto não recentrarmos o discurso no HOMEM, estaremos a perseguir pistas erradas.

Salim, sobre a carga negativa, era o mínimo que podia fazer neste momento: despejar a minha frustração pelo teclado. Quem me dera poder influenciar mais, efectivamente.

Abçs

da caps disse...

Olá César, olá Salim e João

Acho que para além de políticas voltadas para requalificação e para a população, também tem faltado responsabilização eficiente.

Há um crime e há culpados directos.
O mínimo que se pode exigir, é que haja justiça e de forma proporcional..
Miséria e falta de oportunidade não podem ser culpa para todos os nossos males.
A justiça quando feita, ajuda os culpados a porem a mão na consciência e os potenciais a pensarem duas vezes para a próxima.

Abraço amigo

Amílcar Tavares disse...

A sociedade cabo-verdiana há muito se descaracterizou. A inépcia anda consumindo os valores e os princípios. Para onde caminhamos? É revoltante!

Anonymous disse...

Compreendo a dor do César e de todas as pessoas que sao vitimas da hedionda violência que ocorre na Praia. Mas também nao se pode estender essa critica pesada e injusta para com algumas populaçoes de outras ilhas ao dizer que a Morabez morreu ou está morta. Nao. Aqui há questoes graves que nada têm a ver com a Morabeza que se vende cá ou lá fora.

É uma questao de segurança pública ligada a politicas que nao existem e as poucas que há sao ineficazes ou mesmo insignificantes.

É certo que se prepara uma geraçao de marginais miudos que agora entre os 8 e os 16 anos já sao verdadeiros gangsters, se quiserem Thugs!

Enquanto nao se mudar a política de desenvolvimento social, vai ser muito dificil, senao impossivel combater este flagelo, mas acreditem que nao é nem justo, nem correcto estender este cenário negro de que a Morabeza Crioula morreu!

Anonymous disse...

Você se justifica maravilhosamente mal meu caro. E lá continuas a postar os comentários anónimos, que apesar de serem de uma lata tremenda, merecem toda a atenção e conseguem arrancar alguns pontos de exclamação, mais uma vez suportando a tese de que realmente tudo vale para justificar a vossa escritinha miserável.

Anonymous disse...

Somos muitos. Vai ser difícil nos combater a todos. Impossível nos rebater. Somos o todo do nada. Estamos em todo o lado. E isto é apenas o início. Aguarde.

Cesar Schofield Cardoso disse...

Aliens attack! eheheheheh

Anonymous disse...

Preferimos ser chamados de ANÓNIMOS.

Anonymous disse...

Acredite que a nossa arma é pior do que o laser. A nossa arma ataca o que é o mais difícil de eliminar. A nossa arma não pretende destruir nem eliminar, mas sim mudar. A nossa arma ataca a consciência.